COMO SE HOSPEDAR EM AIRBNB - PASSO A PASSO
- Capixaba no mundo
- 12 de set. de 2019
- 5 min de leitura
Atualizado: 18 de set. de 2019
Atualmente o Airbnb vem crescendo de forma rápida, inclusive no Brasil, já e possível se hospedar usando o Airbnb em quase todos os lugares no Brasil e no mundo.

Hospedagem e um dos gastos mais caros da viagem só perdendo para as passagens aéreas, ou seja e algo que pesa bastante no bolso na hora de montar um roteiro de viagem, e com essa plataforma chamada de Airbnb, temos bastante opções pelo mundo todo para reservar acomodações com um preço bem mais em conta, do que os realizados pelas grandes redes de hotéis, alem do mais ainda podemos entrar mais em contatos com pessoas, conhecendo de forma mais profunda as pessoas e as culturas dos lugares.Eu me hospedei pelo Airbnb, cerca de 7 vezes e não tenho do que reclamar, além de economizar bastante na hospedagem, temos uma perspectiva diferente da viagem quando nos hospedamos nesse sistema.
O que é o Airbnb?
O Airbnb nada mais é do que um site que liga o turista a uma pessoa que tem um imóvel ou quarto para alugar. O pagamento é seguro, feito direto para o site e só é liberado ao proprietário depois que a pessoa confirma que ficou hospedada e está tudo bem.
São inúmeros benefícios como alugar um quarto ou um imóvel completo. Para quem viaja em grupo pode ficar super em conta ao dividir o apartamento com os amigos ou família.
Como usar o Airbnb Passo a passo
1 – Se Cadastrar na plataforma
O primeiro passo para começar a buscar a sua hospedagem pelo Airbnb é criar um perfil. O Airbnb também funciona como uma rede social. Um perfil bem preenchido faz a diferença na hora de alugar um apartamento ou casa.
É necessário preencher alguns dados básicos como seu nome, email e telefone. É importante colocar fotos e até vídeos se quiser. Você também pode contar um pouco sobre você, de onde é, seus interesses e hobbies. Também da para fazer o login utilizando sua conta do Facebook ou do Google.Eles também podem pedir seus documentos para confirmação de sua identidade, não se preocupe isso e normal, para evtar fraudes.
Para criar o perfil você precisa acessar o site do Aibnb, clique aqui para acessar.

Você pode logar com o seu perfil do Facebook, ou do Google, conforme tela acima, ou fazer o cadastro normal usando o e-mail.
Dica se você usar esse link, você pode começar ganhado um desconto, para a primeira reserva no Airbnb Clique aqui

2 – Buscar a hospedagem

Depois de fazer o seu perfil é hora de buscar o local onde vai se hospedar na sua próxima viagem. Escolha a cidade, a data de check-in e check-out e o número de hospedes. Existem opções para famílias com crianças e bebês. Só por fazer essa busca inicial, já vão aparecer várias opções de casas e apartamentos espalhados pela cidade que você vai, porém são de todos os tipos e valores. No caso você pode filtrar de acordo com sua preferencia.
3 – Aplicar os filtros
Com muitas opções abertas em sua tela vai ficar mais difícil escolher o lugar certo para ficar. Por isso é hora de diminuir o número de opções através dos filtros que o site oferece.
Escolha o tipo de acomodação. Se deseja uma casa ou apartamento completo, quarto inteiro só para você ou um quarto compartilhado. Nas opções de casa e apartamento compartilhado, você pode dividir o espaço com outros turistas e/ou com pessoas que moram na casa.

Também é possível escolher a faixa de preço, escolhendo o mínimo e o máximo que você pode pagar. Nesta aba, o site tem o valor médio por noite da cidade de busca. Há também a opção de reserva instantânea caso precise para uma data muito próxima. Neste caso, a acomodação pode ser reservada sem a espera da aprovação do anfitrião.

Ainda existem outros filtros para sua pesquisa ser mais apurada, como a quantidade de quartos, camas e banheiros na casa. As comodidades são um ponto importante se você deseja um lugar com tv, internet, máquina de lavar ou até mesmo que tenha incluso o café da manhã. Por fim, também é possível dar um zoom no mapa e selecionar o local de acordo com a localização, direto no mapa.

4 – Escolher entre as opções a sua hospedagem
Com as opções em tela, é hora de entrar em cada perfil e analisar as acomodações. Clicando na foto ou na descrição do local outra página irá se abrir com todos os detalhes. Você pode ver todas as fotos disponíveis.

Na visão geral, será possível ver o tipo do imóvel como casa, apartamento, etc. Também será possível ver quantos hospedes cabem, assim como quantas camas existem. Há também detalhes das comodidades, taxas e descontos, regras do local, política de cancelamento e disponibilidade.
É importante ver todas as taxas cobradas junto com o local alugado. Por exemplo, o valor mostrado inicialmente será o valor de cada noite. Junto a isso serão adicionados taxas de limpeza, serviço e imposto de ocupação. Assim como algumas taxas são adicionadas, outras podem ser removidas utilizando cupons de desconto.

Na parte dos comentários é possível ver o que hospedes anteriores acharam da casa e do anfitrião, através de seus comentários escritos e por estrelas dadas para comunicação, valor, localização e limpeza por exemplo.

Ler o perfil do anfitrião e ver se ele é bem classificado e imprescindível. Você poderá ver desde quando a pessoa está cadastrada no Airbnb, os comentários e referências. Além disso, o anfitrião deixa um texto falando um pouco de si e as vezes alguns recados para os futuros hospedes. Ao final do perfil é possível enviar uma mensagem para ele.
5 – Escolher a acomodação e falar com o anfitrião
Depois de olhar os imóveis e escolher bem, você vai poder ter mais informações e tirar qualquer dúvida que ainda tenha entrando em contato com o anfitrião. Ao escolher a melhor opção para se hospedar, será necessário a pré-aprovação para daí fazer a confirmação da reserva. Obs alguns anfitriões não precisa fazer pre-reserva, você já pode fazer a reserva diretamente e pagando para confirmar a reserva.


Se ainda não for a hora de reservar, você pode colocar as acomodações que mais gostou numa lista de desejos para acessar mais tarde. Para isso, é só clicar no coração na página geral de todas as acomodações ofertadas ou na página do imóvel clicando em ‘salvar na wish list’.
6 – Realizar o pagamento
Seu pedido de estadia sendo aceito pelo anfitrião, é hora de realizar o pagamento. É possível realizar o pagamento através dos principais cartões de crédito ou boleto bancário. O pagamento só será realizado de fato se o anfitrião aceitar a reserva dentro de 24h. Caso contrário, você não vai pagar nada e não terá a reserva feita.
7 – Combine a sua chegada
Depois de tudo é hora de esperar a sua viagem. Após realizar o pagamento é super importante que você entre em contato mais uma vez com o anfitrião para combinar os detalhes da sua chagada.
Você deve informar a hora que vai chegar e se possível, pegar algum outro contato em caso de emergência. As vezes a pessoa só vai na casa para te receber e entregar as chaves.
Depois dos dias de hospedagem, é hora de combinar a saída e entrega das chaves. Não se deve esquecer de avaliar o anfitrião deixando um comentário. A pessoa vai fazer o mesmo e te deixar uma avaliação de como você foi como hospede.
Comentários