COMO SE LOCOMOVER EM LISBOA
- Capixaba no mundo
- 9 de set. de 2019
- 3 min de leitura
Aqui você terá dicas de qual, e a melhor forma de se locomover em Lisboa,usando o sistema de transporte da cidade.

Lisboa em uma das cidades mais incríveis da Europa,cheias de atrações turísticas, e da para conhece-la de varias formas, e aqui neste post, vamos dar dicas de como se locomover em Lisboa das diversas formas existentes.
Ônibus
A rede de ônibus tem mais de 600 veículos e opera 146 rotas. As linhas mais importantes para a sua viagem serão:
Aerobus 1: É a linha mais rápida para chegar ao aeroporto. Entre a Praça do Comércio e o aeroporto só faz 10 paradas.
Aerobus 2: É a linha que conecta o centro financeiro de Lisboa, com parada de início na Avenida José Malhoa, com o aeroporto. Esse ônibus tem saída a cada 40 minutos.Linhas 208, 705, 708, 722, 731, 744, 750 e 783: Estas linhas também levam ao aeroporto a partir de diferentes pontos de Lisboa. Fazem mais paradas que as anteriores.Linhas 26B, 400, 708 e 728: Todas essas linhas levam ao Parque das Nações. É uma boa opção para visitar a zona nova sem ter que usar o metrô.Linhas 201, 714, 727, 728, 729, 751: Uma alternativa ao bonde para ir a Belém. Nós preferimos o bondinho.
Horário
O horário dos ônibus é muito complicado de explicar, já que cada ônibus tem seu próprio horário. A maioria das linhas começa a operar às 6 da manhã e termina por volta das 21 horas. As linhas mais importantes continuam funcionando até meia-noite.
Ônibus noturnos
Em Lisboa, funciona a Rede da Madrugada (linhas 201 a 210); circula todos os dias nos intervalos em que as linhas diurnas não rodam.
Mapas de rotas
Preço
Passagem comprada a bordo: 1,85€ Cartão 7 Colinas ou Viva Viagem: 1,45€.
Metrô

O Metro de Lisboa tem uma boa rede de cobertura, não é a melhor mas atende muito bem. São quatro linhas que são organizadas por cores – azul, amarela, verde e vermelha – e conta com cerca de 50 estações. Inclusive tem uma estação que atende o Aeroporto de Lisboa (linha vermelha), o que é uma excelente opção para quem chega na cidade.
Se orientar no metrô de Lisboa é muito simples, basta ter um mapinha na mão pra ajudar e seguir a sinalização. Um problema é que não são todas as estações que tem escadas rolantes e quem estiver com malas pesadas pode ser um problema.
Nas plataformas tem painéis indicando o tempo até o próximo trem chegar, note que em Lisboa existem composições de tamanhos diferentes, as vezes estamos em uma das extremidades da plataforma e o trem que estaciona é um dos pequenos, aí é aquela correria pra chegar no vagão mais próximo. Esses painéis também informam o tamanho do trem, tem que ficar ligado.
A integração entre as linhas também é muito simples, só seguir as placas de sinalização.
A viagem custa 1,40 euro, mas na sua primeira viagem você terá que pagar 0,50 pelo cartão Lisboa Viva, que é recarregável e tem validade de 1 ano.
De todas as cidades da Europa em que eu já andei, Lisboa tem o metrô mais barato. O bilhete vale por 1 hora após passar pela catraca, o que permite a integração com alguns meios de transporte.
O bilhete pode ser comprado em terminais de autoatendimento ou nos guichês, mas são poucas as estações que oferecem esse serviço.
O bilhete além de usado para passar pelas catracas ao acessar as plataformas, também é usado para abrir as catracas ao sair da estação, por tanto, tenha o seu sempre em mãos para não atrapalhar o fluxo de pessoas.
BUSTOUR
Andar de Bustour em Lisboa também e super tranquilo e tem algumas empresas que oferecem esse serviço na capital Portuguesa.
Comentários