COMO SE LOCOMOVER EM SANTIAGO
- Capixaba no mundo
- 17 de out. de 2019
- 3 min de leitura
Santiago tem um sistema de transporte no geral, satisfatório e da pra chegar em quase todos os lugares usando o transpor publico.

Santiago oferece um sistema de transporte público eficiente e consegue atender muito bem aos turistas em geral. Por outro lado, em algumas situações pode ser mais interessante usar um taxi ou uber, claro, sempre tomando alguns cuidados para evitar problemas.
Neste post vamos falar sobre algumas opções de transporte e como utiliza-las de modo fácil e eficiente.
Tarjeta Bip!

Em santiago os metrôs e ônibus não aceitam dinheiro ou seja, você vai precisar adquirir a tarjeta bip, que geralmente e vendidas em vários pontos da cidade como lojas de conveniência, quiosques,e nas estações de metro. Funciona de forma similar a de muitas cidades brasileiras, você compra o cartão, recarrega e simplesmente passa o mesmo no leitor antes de entrar no metrô ou ônibus.
É o cartão mais utilizado no sistema. Como o nome indica, ele pode ser usado pelo usuário que o possui, portanto, não pode ser bloqueado devido à sua perda ou roubo.
Obtê-lo nos Centros Bip! e bilheterias de metrô.
Custa US $ 1.550 (apenas cartão).Ele permite que você carregue quantas vezes quiser.
Faça duas combinações em 2 horas e pague apenas uma (a viagem integrada considera apenas um uso do metrô).
Cobrança mínima em bilheterias $ 750 e cobranças mais altas em múltiplos de $ 10.
Tarifas
O valor da passagem do metrô em Santiago é variável, dependendo do horário. Basicamente existe uma tarifa padrão e outras duas, uma no horário de pico e outra no horário de baixa. Se você pensar bem faz bastante sentido, já que algumas pessoas podem tentar evitar o horário de pico por ser mais caro. Já outras podem tentar utilizar no horário de baixa por ser mais barato, e com isso acontece uma melhor distribuição das pessoas entre os horários. Bom, isso em teoria.

Já nos finais de semana e feriados, não existe essa variação de tarifa. Independente do horário o valor cobrado é de acordo com a tarifa normal.

Ônibus

Assim como o metrô, os ônibus de Santigo você também precisará da tarjeta Bip para utilizá-los, não sendo possível efetuar o pagamento em dinheiro. Ou seja não aceitam dinheiro, eu particularmente não usei ônibus em Santiago usei metrô, pois e um transporte mais rápido.Mas dependendo do lugar em você for será necessário usar o ônibus.
Como se locomover de Metrô e Ônibus
O metro de Santiago e muito fácil de usar, e geralmente nos pontos de informação eles fornecem mapas como esse abaixo que te ajuda se localizar na cidade.

Mas se você tiver acesso ao Google Maps e muito fácil se locomover usando só o celular, o que facilita muito também.Olhe o exemplo abaixo.
Andar de táxi ou aplicativos?
Em santiago não e recomendado andar de táxi devido aos diversos relatos de golpes, ou seja evite o máximo o uso de táxi, para que você evite passar por problemas.
Em santiago já existe o Easy táxi que funciona normalmente você pode usar o pagamento direto pelo app, mas tem a cobrança de IOF, mas pode pagar em dinheiro nesse caso, ande com dinheiro trocado, para evitar problemas.
E também o Uber que também funciona na capital Chilena.
Transfer do Aeroporto ate o centro de Santiago
Você pode usar táxi, ou ate mesmo transfer particulares para sair do aeroporto de Santiago, mas a melhor opção mesmo e a empresa Turbus, esse ônibus custa o equivalente R$ 10,00 reais, enquanto os transfers cobram o olho da cara, e detalhe a viagem e curta dura em media meia hora, o ônibus e confortável e deixa você próximos alguns dos principais pontos da cidade.

Comentários