CONHECENDO O MUSEU DA VALE
- Capixaba no mundo
- 23 de out. de 2019
- 4 min de leitura
O museu da vale conta a historia da Mineração, um ponto forte do estado até nós dias de hoje.

O Museu Vale está instalado na Antiga Estação Ferroviária Pedro Nolasco, às margens da Baía de Vitória, em uma área tipicamente industrial e portuária no município de Vila Velha, ES. Inaugurado em 15 de outubro de 1998, o Museu Vale vem agindo de forma integral e continuada, mantendo um papel importante na formação de jovens e indutor de atividades culturais na região da Grande Vitória e demais municípios.
Memória
Em seu espaço, o Museu Vale abriga ainda o Centro de Memória da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), com cerca de 22.000 itens catalogados sobre a ferrovia por onde passa o único trem de passageiros diário do Brasil que percorre longas distâncias. Visitar o acervo (filmes, fotos e textos históricos sobre a linha férrea da Vale) é fazer uma verdadeira viagem no tempo.
Seu acervo de arte contemporânea (livros, catálogos, revistas e folders de artistas nacionais e internacionais) vem sendo organizado desde 2006, e está disponível para consulta de estudantes, pesquisadores acadêmicos e público interessado em geral.
Maria Fumaça

Locomotiva Mikado 185
Conhecida como Mikado, fabricada pela Baldwin Locomotives Works, na Filadélfia, em agosto de 1945, esta é uma das últimas locomotivas a vapor adquiridas pela Vale na década de 1940. Tem capacidade para puxar até 22 vagões carregados de minério de ferro a uma velocidade de 25 km/h, sendo operada por um maquinista, um foguista (que alimenta a fornalha e a caldeira) e um graxeiro.
As locomotivas a vapor da Estrada de Ferro Vitória a Minas foram gradualmente substituídas pelas diesel-elétricas entre as décadas de 1950 e 1970.
Restauradas pela última vez no primeiro semestre de 1997 na oficina de vagões no Complexo de Tubarão, Vitória/ES, por uma grupo de aposentados da antiga oficina de João Neiva, esta locomotiva encontra-se em condições normais de funcionamento.
A cobertura montada junto à plataforma da antiga estação Pedro Nolasco é obra recente que serve unicamente para proteger das intempéries a locomotiva e os vagões.
Centro de Memória

O Centro de Memória da Estrada de Ferro Vitória a Minas foi inaugurado em outubro de 2006, com o objetivo de reunir e organizar a vasta documentação existente sobre a ferrovia, criada em 1903, tornando as informações acessíveis ao público.
O acervo, organizado por meio de um banco de dados e atualmente com cerca de 18 mil itens, contém livros, plantas, mapas, documentos e fotografias, entre outros registros e preciosidades, que ilustram ricamente a história da Estrada de Ferro Vitória a Minas e da Vale desde sua fundação até o tempo presente. O acervo possui também uma biblioteca com publicações sobre Arte Moderna, Arte Contemporânea, História da Arte, História da Arte do Brasil, História do Espírito Santo e Literatura.
Maquete

Muito popular entre as crianças, a Sala da Maquete é a mais visitada do Museu.
Em termos de protótipo de uma ferrovia específica, a maquete ferroviária do Museu Vale é a maior do Brasil, com 34 m² de área construída. Nela encontramos elementos identificados com a Estrada de Ferro Vitória a Minas, tais como mina, porto e instalações industriais, representadas pelas empresas Cenibra e Usiminas ao longo da via férrea. Sobre 101 metros lineares de trilhos correm vagões de cargas diversas, puxados por algumas das máquinas mais representativas da estrada: G12, G16, DDM, Dash-8 e Dash-9.
Na construção da maquete três antigos ferroviários trabalharam cerca de 2.000 horas, usando os mais diferentes materiais, tais como fios, cimento, argamassa, gesso, pó de brita, cola, serragem e isopor, entre outros. Nela foram inseridas 740 árvores, 370 bonecos, 103 postes de iluminação, 80 casas e 30 sinais ferroviários, tudo na escala 1:87 HO.
Após passar por uma revitalização que durou um ano e oito meses e foi concluída em meados de 2013, a maquete ferroviária passou a contar com iluminação e pintura novas e todas as peças restauradas. A maquete faz parte do acervo permanente do Museu sobre a história ferroviária e fica no Edifício Sede do Museu Vale, prédio que abrigava a antiga Estação Pedro Nolasco.
Exposição Permanente

No Edifício Sede encontra-se o acervo histórico da Estrada de Ferro Vitória a Minas. A exposição permanente possui um painel interativo, uma maquete ferroviária, fotos, equipamentos e ferramentas de trabalho dos ferroviários, objetos antigos, documentos, publicações e cenários que retratam ambientes que já não existem mais, além de uma Maria Fumaça, locomotiva a vapor adquirida pela Vale em 1945.
A museografia, concebida para a inauguração do Museu em outubro de 1998, revela pequenas instalações que dialogam através de um curioso acervo do universo ferroviário. Criada a partir de manifestações espontâneas de antigos funcionários da Vale que trabalhavam nos galpões de manutenção de máquinas e ferramentas da ferrovia, a exposição conta com trilhos, dormentes, pistões e molas; elementos originários da ferrovia que servem de suporte para abrigar o acervo que registra a história da centenária Estrada de Ferro Vitória a Minas.
Das 413 peças do acervo, 133 (84 peças e 49 fotografias) compõem a exposição permanente em três salas do primeiro pavimento: Sala da Construção, Sala da Manutenção e Sala das Estações.
No segundo pavimento encontra-se o Painel Interativo e a Sala da Maquete.
A exposição permanente apresenta desde os primeiros momentos da construção da Vitória a Minas, passando por antigas estações ao longo da linha e trabalhadores em seus galpões de manutenção, até a atualidade.
Visita Virtual

A Fundação Vale criou um tour virtual do Museu Vale.
Para ver o passeio virtual corretamente, é necessário o Flash Player 9.0.28 ou versão posterior. Baixe a versão mais recente do Flash Player e instale-a no seu computador.
Endereço
Museu Vale Antiga Estação Pedro Nolasco, s/n Argolas Vila Velha, Espírito Santo - Brasil CEP 29114-670 Tel.: 55 (27) 3333-2484 Horários do Museu
Janeiro
Segundas - fechado para o público
Terças a domingos - 10h às 18h
Fevereiro a dezembro
Segundas - fechado para o público
Terças a sextas - 8h às17h
Sábados e domingos - 10h às18h
O último acesso de visitantes ao edifício sede do Museu Vale se dará 15 minutos antes de seu fechamento.
Durante a semana às 16:45h e aos finais de semana às 17:45h.”
Entrada gratuita Como Chegar De carro
De ônibus
Principais linhas de ônibus intermunicipais que passam perto do Museu: 516, 559, 572, 573, 574 e 597.
Comentários