top of page

DICAS BÁSICAS DE SANTIAGO CHILE

  • Foto do escritor: Capixaba no mundo
    Capixaba no mundo
  • 17 de out. de 2019
  • 3 min de leitura

Santiago e uma cidade incrível, em todos os aspectos.

Fiquei 4 dias em Santiago, e foi uma cidade que me surpreendeu. A cidade é bem tranquila, com muitas atrações turísticas, as minhas impressões da cidade foram ótimas e com certeza voltaria a Santiago.

ree

Como chegar em Santiago

Avião

Essa é, provavelmente, a maneira mais rápida e confortável de chegar à capital chilena. Isso porque é possível pegar um voo de todas as maiores cidades do Brasil para Santiago, com companhias aéreas como as Aerolíneas Argentinas, a Gol e a LATAM.

Todos os voos oferecidos fazem pelo menos uma escala, ou no Rio de Janeiro ou em São Paulo – mesmo que você saia, por exemplo, de Porto Alegre. Por isso, a duração dos voos varia de 4 a 14 horas. Você aterrissa no Aeroporto Internacional Arturo Merino Benítez, a aproximadamente 20 km do centro da cidade.


Ônibus

Chegar a Santiago de ônibus pode não valer tanto a pena quanto comparamos prós e contras com outros meios de transporte. Os preços das passagens muitas vezes não compensam, dependendo das promoções de passagens aéreas, e ficar sentado em um ônibus por tanto tempo pode te deixar desconfortável.

Os ônibus que vão para a capital chilena, no entanto, são de alta qualidade e saem de algumas das principais cidades do sul e sudeste brasileiro, como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e Florianópolis. A passagem custa em torno de R$ 500 e a viagem pode durar de dois a três dias, com ônibus aos domingos, segundas e terças.


Carro

Ir à Santiago de carro, e uma viagem bem longa diga-se de passagem, mas algumas pessoas preferem,por ter muitas paisagens no caminho, e você ter a liberdade de parar onde quiser.

A duração da viagem vai depender de qual estado você vai sair.Quem sai de Porto Alegre, por exemplo, teria que percorrer 2350 km, o que duraria aproximadamente 30 horas sem qualquer parada. De São Paulo, a distância vai para 3265 km, ou 49 horas de viagem ininterrupta. Porém, as pausas são inevitáveis, porque você precisa comer, ir ao banheiro, dormir e esticar o corpo.

Se você se decidir pela viagem de carro, lembre-se de estar com os documentos em dia para sair do país dirigindo, além de fazer uma boa revisão no veículo. E se for visitar Santiago no inverno, prepare-se para colocar correntes em seus pneus para vencer a neve!


Moeda e idioma em Santiago

A moeda atual do Chile e o peso chileno.

O idioma oficial é o espanhol, mas da pra se comunicar tranquilamente, pois eles já estão de certa forma acostumados com Brasileiros por la.Mas não custa, aprender pelo menos o básico de espanhol para facilitar a comunicação.


Fuso horário em Santiago

Confira mês por mês a diferença no fuso entre os horários oficiais de Brasília e do Chile.

  • Final de maio, junho, julho e começo de agosto: 1 hora a menos no Chile

  • Final de agosto, setembro, começo de outubro, final de fevereiro, março, abril e começo de maio: Não há fuso para o Chile. O horário é o mesmo no Brasil e no Chile.

  • Final de outubro, novembro, dezembro, janeiro e começo de fevereiro: 2 horas a menos no Chile

Eletricidade

As tomadas em Santiago parece um pouco com a tomada do padrão brasileiro, mas é diferente.

A voltagem é de 220V, mas geralmente os eletrônicos mais novos são bivolts. Tenha certeza antes de plugar, pois caso seu dispositivo seja de 110V provavelmente queimará.

Os melhores hotéis têm adaptadores para os esquecidos, de forma gratuita, então não se desespere e vá procurar.

Mas as tomadas mais novas se não tiver aquele pino do meio geralmente funciona sem problemas, se no caso tiver e você não quiser tirar e só comprar o adaptador que vai funcionar normalmente.

ree

Documentação

Para viajar para Santiago e necessário um passaporte valido (com pelo 6 meses antes da data de expiração).

Também e necessário um seguro de viagem que não e obrigatório para entrada em Santiago, mas e extramente aconselhável, para evitar dores de cabeça.

Quando chegar na imigração sera solicitado o passaporte e os dados do voo.E também pode ser pedido o seguro viagem, no meu caso não foi solicitado.A imigração em Santiago e super tranquila, tenha os documentos em mãos e não terá maiores problemas.

OBS: Como o Chile faz parte do Mercosul, você pode entrar no país usando o RG, no lugar do passaporte, mas lembrando que ele tem que ter menos de 10 anos da data de emissão.


Clima em Santiago

No Chile, as estações do ano seguem as mesmas que aqui no Brasil, ou seja:


  • Outono: de 20 de março a 21 de junho

  • Inverno: de 21 de junho a 23 de setembro (essa é a melhor época para ver neve em Santiago)

  • Primavera: de 23 de setembro a 22 de dezembro

  • Verão: de 22 de dezembro a a 20 de março

Nos meses mais quentes as temperaturas podem chegar a 30ºC e nos mais frios as mínimas podem ficar abaixo de 5ºC..



Comentários


© 2019 por Capixaba no Mundo. Todos os direitos reservados.

  • Instagram
  • Trip Advisor ícone social
bottom of page