VISITANDO O MARCO DAS 3 FRONTEIRAS
- Capixaba no mundo
- 22 de out. de 2019
- 5 min de leitura
O marco das 3 fronteiras e um local, bem interessante para visita, pois nesse local você vai ter acesso ao encontro de 3 fronteiras Brasil, Paraguai e Argentina, e um local, que caso você esteja em Foz do iguaçu, vale a pena a visita.

História
Um símbolos importante da região de Foz do Iguaçu é o Marco das Três das Fronteiras, construído para celebrar a paz entre os povos, inaugurou dia 20 de julho de 1903 onde estabelece o domínio e o limite territorial do Brasil com a Argentina e o Paraguai.
Localizado no bairro Porto Meira em Foz, o Marco é um obelisco, finalizado cerca de 11 anos antes da emancipação política da cidade de Foz do Iguaçu, ocorrida em 1914, o cenário é de boas memórias para os que visitam o atrativo, e conta ainda com importantes passagens na história do Brasil, Paraguai e Argentina, principalmente a do continente.
O Marco das Três Fronteiras - BR, foi construído em pedra e cimento, inaugurado junto ao Marco argentino, em 1903, por uma comissão dos dois países: a brasileira sob o comando do general Dionísio Cerqueira, e a argentina, do general Garmêndia. Já o Marco paraguaio, que fica na margem direita do Rio Paraná, ergueu-se anos depois no dia 26 de janeiro de 1961.
Cada país possui sua escultura com as cores nacionais. Para os argentinos e paraguaios, os marcos são chamados de “Hitos de las Tres Fronteras”.
ATRATIVOS
Memorial Cabeza de Vaca

Neste atrativos o visitante é exposto a uma projeção tecnológica que narra todos os detalhes da riquíssima história da formação de um dos lugares mais encantadores do mundo conhecido como as Cataratas do Iguaçu. No espaço, você se senta em confortáveis bancos para experimentar uma realidade tecnológica, com elementos que dão vida a centenas de momentos históricos.
A experiência possibilita a interação do visitante com a formação cultural, histórica, política e geológica no encontro desta tríplice fronteira, mostrando os dois rios, por onde o primeiro homem branco passou e onde o mesmo ficou conhecido como o desbravador Álvar Núñez Cabeza de Vaca, antes de conhecer as Cataratas do Iguaçu, uma das 7 Maravilha da Natureza em 1542.
Visitar o Memorial Cabeza de Vaca é conhecer um pouco mais sobre a relação histórica de Foz do Iguaçu com o mundo, com passagens marcantes da expedição do aventureiro Cabeza de Vaca, que foi um grande capitão espanhol guiado por índios guaranis, demarcando a descoberta de Foz do Iguaçu, entre centenas de curiosidades das Três Fronteiras.
Parque infantil

O Marco das Três Fronteiras de Foz do Iguaçu oferece para as crianças se divertirem, um parque infantil totalmente integrado a natureza e a geografia do local. O espaço permite uma maior experiência de brincadeira nas Três Fronteiras, além de mostrar um pouco da importância e das histórias que o lugar possui. O parque proporciona um entretenimento maior às famílias que visitam o atrativo. Os brinquedos incentivam a prática de atividades físicas e motoras além de permitir a interação entre as crianças de diferentes lugares do Brasil e do mundo.
Restaurante Cabeza de Vaca

O Restaurante Cabeza de Vaca junta tudo o que há de melhor na gastronomia regional da tríplice fronteira com área temática climatizada, integrada à natureza e a paisagem local. O restaurante é inspirado também no desbravador espanhol Álvar Núñez Cabeza de Vaca que em 1542 descobriu por acidente as Cataratas do Iguaçu.
No espaço os visitantes se deslumbram com o cenário, a gastronomia, o clima, as companhias e a energia que emana dos rios, das fronteiras e da mata.
Não esqueça de colocar na programação a visita ao restaurante, pois você vivencia mais experiências únicas nas Três Fronteiras. O estabelecimento tem capacidade para 180 pessoas com uma grande estrutura, uma área externa com visão especial dos rios Iguaçu e Paraná com um pôr do sol magnífico.
Todo o espaço é integrado à natureza e a paisagem local, outro ponto interessante é a sua arquitetura que faz parte do conjunto da Vila Cenográfica do Marco, que faz uma homenagem às Missões Jesuíticas.
A casa é aberta diariamente e oferece uma deliciosa gastronomia que vale a pena conhecer.
Atendimento: todos os dias das 16 às 23 horas
Capacidade: 180 pessoas
Localização: Complexo Turístico Marco das Três Fronteiras
Fone: 55 (45) 3521-4116
Show de luzes e água

O show de luzes é um espetáculo de projeções holográficas sobre uma cortina d’água que transmite uma beleza sem igual ao obelisco do Marco das Três Fronteiras, ainda mais com o encontro dos rios Iguaçu e Paraná possibilitando uma visão sem igual. Com hora programada, o show de luzes e águas encanta os visitantes todos os dias, uma imagem mágica é o pôr do sol no Marco, o contraste do show das águas com o sol é sem igual, vale muito a pena ver, além de render muitas fotos incríveis.
Show cultural

Além do show de luzes o Marco das Três Fronteiras é o palco de arte, cultura local e da história dos povos. O atrativo realiza também apresentações culturais de terça a domingo, às 19h30 e 20 horas. Nas segundas o Marco das Três Fronteiras permanece aberto para visitação, porém, não há apresentações culturais.
As apresentações artísticas começam geralmente às 19h30 com a encenação do Minueto (dança de época). O Show das Três Fronteiras é uma homenagem ao Brasil, Paraguai e a Argentina, tem início às 20h seguida pela Lenda das Cataratas. Se você procura motivos para conhecer Foz do Iguaçu, a tríplice fronteira sem dúvidas vai te convencer.
Vila cenográfica missões jesuíticas

A Vila Cenográfica do Marco é uma homenagem às Missões Jesuíticas. Logo na entrada do atrativo, você se depara com a grande fachada da vila, que dá acesso total as atrações. Durante a caminhada pelas praças é possível ter uma viagem no tempo com toda a história do local em que viviam os índios e os padres jesuítas nos séculos 16 e 17. As projeções fazem uma adaptação das Missões Jesuíticas nos principais pontos do atrativo, dos tratados internacionais demarcando as fronteiras dos três países, da fundação da cidade de Foz do Iguaçu. É utilizado muito entretenimento, tecnologia, educação e artes para prender a atenção dos visitantes nesta história. Uma curiosidade legal é que das 30 reduções jesuíticas encontradas nesta região da América Latina, sete estão no leste do Paraguai e 14, no norte da Argentina, perto da fronteira com Foz do Iguaçu. Os jesuítas e os índios guaranis habitavam nessas terras, que hoje fazem parte do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Neste território, eles construíram sistema social que integraram mais de cem mil pessoas.
Tarifas e Horários do Marco das Três Fronteiras
Para informações sobre as tarifas, acesse o site oficial. O horário de entrada do novo Marco é das 14h às 22h. Atualmente o ingresso custa R$ 26,50
Como Chegar?
A linha 103 saindo do TTU passa ao lado do Marco das 3 fronteiras, mas você também pode ir de carro ou Uber.
Lembre-se
– O novo Marco das Três Fronteiras tem a cobrança de ingressos de entrada e um novo horário de visitação, em Outubro de 2019, custa R$26,50 – O passeio tem como foco a perspectiva histórica – Esse é um ponto histórico da cidade de Foz do Iguaçu – Use roupas leves, já que em dias de sol pode ser muito calor
Comentários