PONTOS TURÍSTICOS EM MADRI
- Capixaba no mundo
- 11 de set. de 2019
- 9 min de leitura
Madri e uma cidade com bastante opções de pontos turísticos nesse post estarei mostrando alguns.

Monumento Alfonso XII

O Monumento a Alfonso XII está localizado no Parque Buen Retiro, Madrid, Espanha. O monumento está situado na borda leste de um lago artificial perto do centro do parque.

Convento de Las Descalzas Reales

O Convento de Las Descalzas Reales é um mosteiro real situado em Madri, Espanha, administrado pelo Patrimônio Nacional.

Real Basílica de San Francisco el Grande

A Real Basílica de San Francisco el Grande é um templo católico de Madrid, localizado no bairro de Palacio, no centro histórico da capital. A basílica atual foi construída em estilo neoclássico na segunda metade do século XVIII, a partir de um projeto de Francisco Cabezas, e completado por Francesco Sabatini.

Campo del Moro

Foi a rainha Maria Cristina que decidiu converter este lugar num jardim em estilo inglês do século XIX, seguindo o conceito romântico da Natureza.
Os terrenos do Campo del Moro não foram ajardinados antes devido à impossibilidade de ligação ao Palácio Real, situado a uma altura muito superior. Esta posição elevada foi aproveitada para criar uma das melhores perspetivas madrilenas: o Palácio Real por trás de uma imensa tapeçaria verde ladeada por fontes monumentais no interior de um amplo e sombrio jardim romântico. Os jardins possuem duas fontes neoclássicas: a dos Tritões e a do Palácio de Las Conchas.

Parque de El Capricho

O Parque de El Capricho é um parque em Madri. O nome capricho significa "loucura" em espanhol. Foi criado por María Josefa Pimentel, Duquesa de Osuna, em sua propriedade na Alameda de Osuna, que era então fora da cidade de Madri. É ajardinado em estilo do século XVIII com características formais e naturalistas.

Círculo de Belas-Artes

O Círculo de Bellas Artes é um centro cultural situado na cidade de Madrid, Espanha, mais propriamente na calla de Alcalá. O arquiteto português Siza Vieira recebeu a Medalha de Ouro desta instituição em 1998. Em 2005 este centro distinguiu o realizador português Manoel de Oliveira com a Medalha de Ouro.

Zona turística de Lavapiés

A zona turística de Lavapiés encontra-se a sudeste da área central da cidade. Tal como o vizinho bairro de La Latina, as suas ruas empinadas, estreitas e de traçado irregular conservam a sua origem medieval, de quando formava parte dos arredores extramuros da cidadela, quando Madrid se converteu em capital do reino em 1561.

Lavapiés manteve desde então o seu carácter de bairro habitado maioritariamente pelas classes populares da cidade. Esta caraterística deu lugar ao aparecimento de edifícios com uma fisionomia peculiar: prédios de habitação de várias alturas, construídos em volta de um pátio central, denominados corralas, cujo melhor exemplo se pode encontrar na confluência das ruas Tribulete e Mesón de Paredes.
Lavapiés é um dos melhores exemplos da tradição castiça e “sainetera” dos madrilenos, popularizada em muitas das zarzuelas escritas no final do século XIX e no início do século XX, especialmente em El barberillo de Lavapiés, de Francisco Asenjo Barbieri. Este legado popular tipicamente madrileno convive em harmonia com os costumes e tradições trazidos pela população imigrante, de diferentes procedências, que aqui se instalou, convertendo a zona num ponto de encontro entre diferentes culturas.
Parque do Oeste

O Parque del Oeste é um parque da cidade de Madrid, Espanha. Está situado perto da Cidade Universitária, no distrito de Moncloa-Aravaca. Foi construído em 1906 por iniciativa de Alberto Aguilera, alcaide da cidade no princípio do século XX. O parque é um projeto do paisagista Celedonio Rodrígáñez.

Matadero Madrid

Matadero Madrid é um antigo matadouro no distrito de Arganzuela, em Madrid, que foi convertido em um centro de artes. O Matadero Madrid é um espaço animado e em constante mudança a serviço de processos criativos, treinamento artístico participativo e diálogo entre as artes.

Palácio Real de El Pardo

O Palácio Real d'O Pardo é um palácio Real da Espanha. Situa-se no bairro madrileno d'O Pardo, no monte protegido com o mesmo nome. A sua gestão é da competência do "Patrimonio Nacional", organismo estatal do qual dependem as propriedades que estiveram nas mãos da Coroa Espanhola.

Praça de La Villa

A Praça de La Villa é um dos conjuntos monumentais mais bem conservados de Madrid. Localiza-se no centro histórico, perto da Porta do Sol e, até há pouco tempo, era a sede da Câmara Municipal da capital.
Foi um dos principais núcleos da Madrid medieval, já que nesta têm origem três ruas pequenas que correspondiam ao traçado original da cidade: a rua de El Codo, a de El Cordón e a de Madrid. Em redor encontram-se as fachadas principais de três edifícios de grande valor histórico-artístico, erguidos em séculos diferentes. O mais antigo é a Casa e Torre de Los Lujanes (século XV), construído em estilo gótico-mudéjar, que se situa no lado oriental da praça e que hoje é a sede da Academia de Ciências Morais e Políticas. Em termos de idade, seguem-se a Casa de Cisneros (século XVI), um palácio plateresco que encerra a parte meridional do recinto, e a Casa de La Villa (século XVII), de estilo barroco, uma das sedes da Câmara de Madrid, localizada na zona ocidental da praça.

Palácio Real de Madrid

O Palácio Real de Madrid, também denominado de Palácio de Oriente e, durante a Segunda República Espanhola, de Palácio Nacional, é a residência oficial do Rei de Espanha, situado em Madrid, a capital espanhola. Com uma área de 135 000 m² e 4318 quartos, é o maior palácio real na Europa.

Praça Mayor

A Plaza Mayor situa-se no centro da cidade de Madrid a poucos metros da Porta do Sol e da Plaza de la Villa. É uma praça retangular, rodeada de todos os lados de edifícios de três pisos, sendo a sua entrada apenas possível através dos nove pórticos. Tem 129 metros de comprimento e 94 de largura.

Jardins do Retiro de Madrid

Os seus 125 hectares e as suas mais de 15 000 árvores proporcionam um refúgio verde no centro de Madrid. Do ponto de vista botânico são de considerar alguns dos seus jardins: o Jardim de Vivaces, os Jardins de Cecilio Rodríguez (jardins clássicos com um toque andaluz), os Jardins do Arquiteto Herrero Palacios, a Rosaleda (coleção de rosas) e o Canteiro Francês com o Cipreste, a árvore mais antiga de Madrid, que se diz poder ter 400 anos.
Além de ser um dos pulmões verdes da cidade de Madrid, O parque do Retiro também oferece a madrilenos e visitantes várias atividades associadas à cultura, ao ócio e ao desporto. Entre os seus elementos arquitetônicos e históricos mais importantes encontram-se o Lago Grande, onde é possível alugar barcos a remo e desfrutar de uma aula solar ou de cursos na Escola Municipal de Piraguismo, dirigida às crianças e aos jovens dos 7 aos 17 anos, o Palácio de Velázquez e o Palácio de Cristal, ambos utilizados atualmente como salas para exposições. O Palácio de Cristal é um pavilhão romântico concebido para acolher uma mostra de plantas exóticas durante a Exposição das Filipinas de 1887, e constitui um dos principais exemplos da arquitetura do ferro em Espanha.

Museu do Prado

O Museu do Prado é o mais importante museu da Espanha e um das mais importantes do mundo. Apresentando belas e preciosas obras de arte, o museu localiza-se em Madrid e foi mandado construir por Carlos III. As obras de construção prolongaram-se por muitos anos, tendo sido inaugurado somente no reinado de Fernando VII.

Puerta del Sol

A Puerta del Sol é um dos locais mais famosos e concorridos da cidade espanhola de Madrid. É neste local que se encontra desde 1950, o quilómetro zero das estradas espanholas. O edifício mais antigo da Puerta del Sol é a Real Casa de Correos e nele destaca-se o relógio da torre que foi construído e doado no séc. XIX por José Rodriguez de Losada, e que faz tradicionalmente a contagem decrescente para a entrada do novo ano todos os 31 de Dezembro, assim como o tradicional comer das passas. A famosa contagem decrescente começou a ser transmitida pela televisão no dia 31 de Dezembro de 1962, pela TVE no primeiro canal de televisão espanhol, La 1, a partir desse ano não mais deixou de ser transmitido pelos diversos canais de televisão espanhóis. A Puerta del Sol é um local de encontro, um lugar de passagem entre várias zonas de Madrid. É visita obrigatória para todos os que se deslocam à capital espanhola.

Gran Vía

A Gran Vía é uma das principais ruas da cidade de Madrid, na Espanha. Começa na rua de Alcalá e termina na praça da Espanha.
Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia

O Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia é um dos mais importantes museus de arte moderna espanhóis. Coloquialmente denominado por Centro de Arte Moderna Reina Sofia, foi inaugurado oficialmente a 10 de Setembro de 1992 e, o seu nome presta homenagem à Rainha Sofia, rainha consorte de Espanha.

Templo de Debod

O Templo de Debod constitui um dos poucos testemunhos arquitetônicos núbio-egípcios completos que podem ser contemplados fora do Egito e o único destas características existente na Espanha.

Museu Nacional Thyssen-Bornemisza

O Museu Thyssen-Bornemisza é um museu espanhol. Foi organizado quando da aquisição, pelo governo da Espanha, em outubro de 1992, da maior parte da coleção de arte da família Thyssen-Bornemisza. O museu tem a sede em Madrid, no Palácio de Villahermosa.

Mercado de San Miguel

Inaugurado em maio de 1916 como mercado de abastecimento, este centenário estabelecimento (um dos poucos, e dos melhores, exemplos da arquitetura em ferro da cidade) converteu-se em maio de 2009 no primeiro mercado gastronômico de Madrid. Durante 2018, o mercado atravessou um período de consolidação de uma boa parte da sua oferta gastronômica.
Localizado no centro da Madrid dos Áustrias, e com mais de 10 milhões de visitantes anuais, o Mercado de San Miguel é o templo gastronômico da cidade, e reúne a essência contemporânea de todas as correntes da gastronomia espanhola. Desde o melhor presunto ibérico ao marisco mais fresco, vindo diariamente da Galiza, dos arrozes mediterrânicos aos queijos mais especiais das regiões de Castela, Astúrias ou do País Vasco.
Produtos e vinhos de primeira qualidade, provenientes de todos os recantos da geografia espanhola, que de podem degustar em 30 postos fixos, e 3 em formato móvel.

Praça de Cibeles

A praça de Cibeles se encontra na cidade espanhola de Madri, na interseção das Calle de Alcalá com o Paseo de Recoletos e o Paseo del Prado. Este lugar, um dos mais simbólicos da capital, divide os limites dos bairros Centro, Retiro e Salamanca.

Catedral de Santa Maria a Real de Almudena

A Catedral de Santa Maria a Real de Almudena é a sede episcopal da diocese de Madrid, em Espanha. Tem 102 metros de comprimento e 73 de altura; a sua arquitectura é uma mistura de vários estilos: neoclássico no exterior, neogótico no interior e neorromânico na cripta.

Porta de Alcalá

A Porta de Alcalá é um monumento situado na Praça da Independência, na Rua de Alcalá, em Madrid, na Espanha. É constituído por duas portas retangulares que ladeiam três arcos. Foi construído em 1778 pelo rei Carlos III para servir como porta de entrada da cidade.

Palácio de Cristal

O Palácio de Cristal do Retiro é um dos melhores exemplos da chamada arquitetura do ferro em Madrid. É uma estrutura de metal e cristal situada no parque de El Retiro, tendo sido erguida em 1887 para a Exposição das Ilhas Filipinas, celebrada nesse mesmo ano.
Foi construído por Ricardo Velázquez Bosco e o seu projeto de construção foi inspirado no Crystal Palace, de Paxton. Foi projetado inicialmente para funcionar como uma estufa gigantesca para abrigar plantas tropicais, mas atualmente é uma sala de exposições.

Estádio Santiago Bernabéu

O Real Madrid é uma das três equipas de futebol profissional da cidade de Madrid, junto com o Atlético de Madrid e o Rayo Vallecano. Possuidor de vários títulos europeus e internacionais, o clube branco abre as suas portas 363 dias por ano para que os amantes do futebol e do desporto conheçam as suas históricas instalações, numa das visitas que não podes deixar de fazer durante a tua estadia em Madrid.
O estádio Santiago Bernabéu (assim batizado em homenagem ao mítico dirigente do Real Madrid, que presidiu o clube de 1943 a 1978) foi inaugurado em 1947, e pode albergar atualmente 81044 espectadores. O estádio conta com 245 palcos VIP e quatro restaurantes (La Esquina, Puerta 57, Real Café Bernabéu e Zen Market –fechados durante os jogos).

Praça de Espanha

A Praça de Espanha é uma das mais importantes de Madri, de onde sai a Gran Via, principal artéria da cidade. Nas suas redondezas estão dois importantes edifícios da capital espanhola, a Torre de Madrid e o Edifício España.

Jardins da Praça do Oriente

Situados em frente ao Palácio Real, estes 1,60 ha de jardim estão inseridos num dos conjuntos mais turísticos de Madrid. Os jardins foram uma iniciativa de José Bonaparte, que queria que realçassem o Palácio e o Teatro Real. Desde então sofreram muitas e importantes reformas, sendo a mais completa dirigida por Miguel de Oriol em 1997.
No centro da praça encontra-se a estátua equestre de Felipe IV, obra fundida por Pietro Tacca em 1640 segundo os cálculos de Galileu Galilei, e escoltada por grande parte da coleção de estátuas de reis espanhóis que coroavam o Palácio Real. Os jardins foram desenhados com formas geométricas que servem para embelezar e realçar a fachada do Palácio Real. Além disso, encontram-se no centro de um importante conjunto monumental a que pertence não apenas o Palácio, mas também o Convento de la Encarnación.

Feira do Rastro

El Rastro de Madrid ou simplesmente el Rastro é o mercado de pulgas ao ar livre mais popular de Madri. Realiza-se todos os domingos e feriados durante o ano e está localizada ao longo da Plaza de Cascorro e Ribera de Curtidores, entre a Calle Embajadores e a Ronda de Toledo.

Comentários